Jump to content

Aprendendo o básico de Git


Recommended Posts

Oi pessoal, beleza?

Criei esse .md (markdown) para uns amigos da faculdade e achei interessante disponibizá-lo para vocês.

É um tutorial de iniciação muito, mas muito básica no Git e GitHub. Ensino apenas os três comandos mais básicos, afim de facilitar para vocês na hora de desenvolver em conjunto com os amigos. No tutorial explico o porquê e quando ele é útil, com exemplos de problemas reais que a gente as vezes sofre desenvolvendo em grupo.

Ele tá meio grandinho, mas juro que tentei ser o mais coloquial e breve possível. A galera da faculdade gostou. Não sei se vocês vão aprovar também.

Leitura no GitHub

Link to comment

Só queria fazer um pequeno comentário aqui, porque "untracked/tracked files" é bastante falado em todo o documento, mas não falou em "unstaged/staged files". Ficheiros untracked não são sequer verificados pelo Git - quero dizer, o Git não verifica se foram modificados, são simplesmente ignorados (acontece, por exemplo, quando tem um ficheiro .gitignore com uma lista de padrões ou nomes de ficheiros que não quer que sejam adicionados aos commits), qualquer outro é. Ficheiros unstaged são ficheiros que não vão ser adicionados ao commit (mas podem muito bem ser tracked).

Link to comment

ixjf, muitíssimo obrigado. Até porque, no documento, embora não explico sobre ambas as definições, trato-as de forma incorreta, dando a entender que untracked é unstaged.

Em breve, pretendo melhorar o documento tornando-o mais completo. E farei questão de incluir sua definição, citando-o no artigo. :)

Obrigado pela correção e pela ajuda.

Link to comment

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...