Jump to content

Tutorial Simples DX-HUD/DX-INFO


Recommended Posts

Bom, para começar esse tutorial, vou estar explicando como criar uma simples HUD, com funções básicas, para pessoas que estão iniciando sua aprendizagem em LUA.

bom, vamos iniciar e fechar a função fundamental para a HUD

function HUD () 
end 

logo após, vamos escrever um simples texto em DX; você também pode adicionar outras funções na mesma linha do texto, mais tudo dentro da função que iniciei acima

function HUD () 
dxDrawText("Bem vindo!", 990, 153, 40, 40, tocolor(255,255,255,255),1.0,"pricedown",false,false,false,true) 
end 

Após o texto, vem a posição do texto na sua tela; (990~esquerda ou direita) (153~cima ou baixo) (40~40~manter a proporção do texto)

Bom logo após, observe o "tocolor" é uma cor BRANCA adicionada na linha, note que são 4 sequência numéricas e as 3 primeiras é a cor, muito conhecida como "RGB" ( 255,255,255 ) a 4ª sequência que está em 255, ( x, x, x, 255 ) é a transparência do texto que vai de 0 a 255; quanto menor for o numero, mais transparente seu texto irá ficar, mais tome cuidado com as [Virgulas] para separar os numeros; vou deixar um link de uma tabelas de cores em "JAVA" e em "HTML"

http://www.flextool.com.br/tabela_cores.html

Depois das cores. vem o tamanho do texto que está em ( 1.0 ) quanto maior for o numero, maior ficará o seu texto

( 2.0 ), ( 3.0 ) ou ( 1.2 ) ( 1.5 ) isso varia com o seu gosto e criatividade

Logo depois vem o tipo de fonte, observe que o nome da fonte está dentro de 2 aspas "" ["pricedown"], vou deixar abaixo os nomes de fontes usadas como Padrão do MTA/GTA

  • "default": Tahoma
  • "default-bold": Tahoma Bold
  • "clear": Verdana
  • "arial": Arial
  • "sans": Microsoft Sans Serif
  • "pricedown": Pricedown (GTA's theme text)
  • "bankgothic": Bank Gothic Medium
  • "diploma": Diploma Regular
  • "beckett": Beckett Regular

Vamos para a outra etapa, vamos adicionar uma ferramenta muito importante, vamos ajustar o texto conforme a resolução do jogo

local x,y = guiGetScreenSize() 

Adicionado ela ficará assim

local x,y = guiGetScreenSize() 
  
function HUD () 
dxDrawText("Bem vindo!", x*990, y*153, x*40, y*40, tocolor(255,255,255,255),1.0,"pricedown",false,false,false,true) 
end 

Logo após vou fazer um calculo para essa ferramenta ficar adicionada para todas as resoluções de telas em HD

local sx,sy = guiGetScreenSize() 
local px,py = 1280,720 -- telas em HD 
local x,y =  (sx/px), (sy/py) 
  
function HUD () 
dxDrawText("Bem vindo!", x*990, y*153, x*40, y*40, tocolor(255,255,255,255),1.0,"pricedown",false,false,false,true) 
end 

Bom, para finalizar este simples tutorial; vamos adicionar um evento responsável em fazer a "HUD" funcionar e ligar

addEventHandler("onClientRender", root, HUD) 

adicionado ao conjunto ela irá ficar assim

local sx,sy = guiGetScreenSize() 
local px,py = 1280,720 -- telas em HD 
local x,y =  (sx/px), (sy/py) 
  
function HUD () 
dxDrawText("Bem vindo!", x*990, y*153, x*40, y*40, tocolor(255,255,255,255),1.0,"pricedown",false,false,false,true) 
end 
addEventHandler("onClientRender", root, HUD) 
  

ou também posso fazer de um jeito que, também pode ser mais fácil; mais eu acho o jeito aii em cima é mais facil para mim

local sx,sy = guiGetScreenSize() 
local px,py = 1280,720 -- telas em HD 
local x,y =  (sx/px), (sy/py) 
  
addEventHandler("onClientRender", root, function () 
dxDrawText("Bem vindo!", x*990, y*153, x*40, y*40, tocolor(255,255,255,255),1.0,"pricedown",false,false,false,true) 
end ) -- não esquece de fechar o parêntese do evento 

Bom, este é o fim de um simples tutorial, espero que gostem e que deixem criticas construtivas

Edited by Guest
Link to comment
  • Moderators

Poderia ser um tutorial voltado para a criação de textos em geral em vez de HUD, visto que apenas dxDrawText é usado para criar texto na tela.

Sobre a posição do texto, muitos não sabem exatamente como funciona. Me refiro aos argumentos: left, top, right e bottom.

De qualquer forma, ótima iniciativa.

Espero que possa ir melhorando e acrescentando mais coisas. Mesmo que seja para iniciantes, penso que tem que ter responsabilidade e não colocar informações erradas ou coisas mal explicada.

Link to comment
Você poderia chamar de RGB-A que é a forma mais popular, não que java esteja errado, mas RGB é mais conhecido.

Java é mais popular pra quem meche com Desenvolvimento de WebSites :wink:

é mais facil Iniciar LUA com a noção básica de HTML :D

Link to comment
Poderia ser um tutorial voltado para a criação de textos em geral em vez de HUD, visto que apenas dxDrawText é usado para criar texto na tela.

Sobre a posição do texto, muitos não sabem exatamente como funciona. Me refiro aos argumentos: left, top, right e bottom.

De qualquer forma, ótima iniciativa.

Espero que possa ir melhorando e acrescentando mais coisas. Mesmo que seja para iniciantes, penso que tem que ter responsabilidade e não colocar informações erradas ou coisas mal explicada.

pode deixa DNL com o tempo vou melhorar esse post

Link to comment
Java é mais popular pra quem meche com Desenvolvimento de WebSites :wink:

é mais fácil Iniciar LUA com a noção básica de HTML :D

Não cara... RGB é o mais popular, java não é muito usado, nem pra quem meche com HTML/CSS, e você esqueceu, de dizer que também pode ser usado códigos de cores no formato ""0xAARRGGBB".

E sobre a fonte, você poderia ter dito que também pode criar um texto com outras fontes usando dxCreateFont.

E que pode ser usados números menores que "1.0" para definir o tamanho do texto.

Tirando isso, bom tutorial ezimba13017686496104.gif

Link to comment
Este tutorial não esta ensinando criar uma hud e sim um texto

Iniciar uma HUD começa a aprende a fazer um texto, ou você acha que [ Health 100% ] é uma imagem? :lol: esse tipo de critica sua meu amigo, não valeu de nada :wink:

você pode achar que não, mais esse tutorial ajudou 6 pessoas, infelizmente não posso agradar a todos não é mesmo?

acho que deveria ler atentamente o TITULO do tópico criado, acho que eu citei também DX-INFO (eu acho) :lol:

Link to comment
Este tutorial não esta ensinando criar uma hud e sim um texto

Iniciar uma HUD começa a aprende a fazer um texto, ou você acha que [ Health 100% ] é uma imagem? :lol: esse tipo de critica sua meu amigo, não valeu de nada :wink:

você pode achar que não, mais esse tutorial ajudou 6 pessoas, infelizmente não posso agradar a todos não é mesmo?

acho que deveria ler atentamente o TITULO do tópico criado, acho que eu citei também DX-INFO (eu acho) :lol:

Para com isso cara , você não citou DX-INFO só foi citar agora '-', acho que para uma pessoa que quer fazer uma hud deve começar editando...

Edited by Guest
Link to comment
Para com isso cara , você não citou DX-INFO só foi citar agora '-', acho que para uma pessoa que quer fazer uma hud deve começar editando...

Bom eu acho que eu não editei o 1º posta ainda. então estava lá o tempo todo :wink:

pra você que está chegando agora no fórum os posts editados fica uma mensagem como essa aqui:

Last edited by #RooTs on 01 Mar 2015, 22:53, edited 2 times in total.

Com [ Data, hora e vezes que o post foi editado ] eu acho que esta mensagem ainda não está lá :D

de qualquer maneira Seja bem vindo ao Forum :roll:

Link to comment
Bom eu acho que eu não editei o 1º posta ainda. então estava lá o tempo todo :wink:

pra você que está chegando agora no fórum os posts editados fica uma mensagem como essa aqui:

Last edited by #RooTs on 01 Mar 2015, 22:53, edited 2 times in total.

Com [ Data, hora e vezes que o post foi editado ] eu acho que esta mensagem ainda não está lá :D

de qualquer maneira Seja bem vindo ao Forum :roll:

/kill .-.

Link to comment
  • 1 month later...
  • 1 month later...

Porra, todo santo tópico tem que ter uma briguinha? Pelo amor de Deus! Anyway, pra ser sincero, nunca tinha nem ouvido falar que RGBA também possuía a denominação 'Java'. E olha que sou desenvolvedor Web há anos.

No mais, post bacana. Mas também acho que pode dar uma aprofundada legal. Pode, por exemplo, usar algumas imagens para exemplificar o uso das coordenadas X e Y na tela, já que o foco são os iniciantes.

Link to comment

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...