Jump to content

[Informações] Podem me dar um empurrão?


Recommended Posts

Olá a todos do forum MTA, eu sou NOVATO tanto no forum como no proprio jogo.

Eu sempre joguei SAMP e inclusive tenho até um servidor no modo RPG, mais não foi disso que vim fala, bem, eu estou querendo um empurrãozinho com relação ao MTA-Script, como?Por ser novato aqui e estar querendo criar um servidor de MTA, eu gostaria que os veteranos me informassem algumas coisas..

Temos tutoriais no forum PT-BR que podem ajudar um cara completamente leigo com script MTA, para dar um empurrão e uma noção?Do tipo, eu não sei nem pra onde vai pra ligar um servidor, eu não sei nem qual o compilador que se usa, onde se baixa os arquivos para "programar", as extensões "Acho que é .Lua" então... podem me dar esse empurrão?

Link to comment
de uma olhada neste tópico (me ajudou muito) viewtopic.php?f=152&t=52482

tambem use a wiki mta: https://wiki.multitheftauto.com/wiki/Main_Page

os scripts são divididos em cliente e server, e um arquivo meta.xml para carregar esses scripts!

para baixar script publicos voce pode usar a comunidade mta: https://community.multitheftauto.com/

Amigo,eu encontrei umas dúvidas...

-Como assim dividido em CLIENTE e SERVER? qual diferença de 1pro outro? que doideira é essa?rs

-Eu baixei um sistema de LOGIN mais ele só faz LOGAR,nada de REGISTRAR,e baixei uns scripts publicos e não soube como ativar e tal... Podes me dar umas explicações?

Eu tow com idéias bem legais pra um servidor RPG, ja dei inicio e tal, criei até bastante coisa, mais estou limitado ao pouco conhecimento de .lua e ser novo "5dias" no MTA, como falei sou do SAMP, usamos PWN com PAWN.

Link to comment

-Eu baixei um sistema de LOGIN mais ele só faz LOGAR,nada de REGISTRAR,e baixei uns scripts publicos e não soube como ativar e tal... Podes me dar umas explicações?

Pro script de login funcionar corretamente você deve dar direitos de admins pra ele

no lugar de * coloque o nome do resourcer de login

-Como assim dividido em CLIENTE e SERVER? qual diferença de 1pro outro? que doideira é essa?rs

A classe cliente representa qualquer cliente que se conectou ao servidor. Isso pode ser um jogador ou a consola .

Todas as funções do cliente pode operar em ambos os jogadores e elementos do console do servidor.

Server, ou literalmente "servidor", é um termo usado para designar operações que, em um contexto cliente-servidor, são feitas no servidor, não no cliente.

Link to comment

Existem certas funções (lua usa bastante funções) que so podem ser usadas pelo lado do server e outras que so podem ser usadas pelo cliente. de maneira genérica o server é o server que voce esta jogando e cliente é seu pc. se eu usa uma função do cliente normalmente ele afetara todos que estão jogando, ja uma função do server afeta normalmente um jogador em especifico.

posso usa uma função do cliente no server?

pode e não pode! para usar uma função do cliente no server (e vice-versa) voce precisa usar TriggerClientEvent E TriggerServerEvent (usando essa função voce podera enviar dados de uma lado para o outro).

em todo server mta existe um arquivo chamado acl (acess control list) nela fica salvo quem ou o que pode fazer.

exemplo: apenas um adm pode banir (ele tem esse "direito") ja um jogador qualquer não pode. no caso desse sistema de login acredito que voce precise dar direitos a ele (editando o acl voce pode dar direito para ele, alguns scripts não funcionam direito se não tiverem esse direito).

se voce tem um server mta e quer ser adm, tem que editar o acl (acredito que editar ele com o server ofline seja melhor) la voce da direito adm na conta que voce vai usar.

exemplo: voce entra no server e faz registro com nick e senha), no acl voce precisa dar direito adm para seu nome de registro!

quando voce baixa um script para colocar ele no server voce coloca ele na pasta resource. para ativa-lo voce pode logar como adm ou então modificar o mtaserver.config e acrecenta uma "linha de script" que fara ele carregar automaticamente, voce coloca ele bem no final exemplo : resource src="meuscript" startup="1" protected="0" />

espero ter ajudado qualquer duvida continue perguntando!

Link to comment

Obrigado, eu estou começando a entender as coisas, ta tudo clareando aos poucos com a ajuda de vocês.

-No caso, eu encontrei o "acl" nele eu vi varios grupos "Moderator"-"SuperModerator"-"Admin" mais, onde exatamente eu colocarei o nick da pessoa que será o admin? e onde ficam as contas dos players?

Link to comment

1°faça uma copia dele e coloca em algum lugar se caso der erro!

depois modifique a parte do Admin

"Admin"> 
        "Moderator">
        "SuperModerator">
        "Admin">
        "RPC">
        "user.SeuNickAki"> 
        "resource.admin"> 
        "resource.webadmin"> 

modifique "SeuNickAki" para seu nick. as contas acredito que fiquem em um banco de dados!

Link to comment

acl novamente.

"Admin"> 
        "Moderator">
        "SuperModerator">
        "Admin">
        "RPC">
        "user.SeuNickAki"> 
        "resource.admin"> 
        "resource.webadmin"> 
        "resource.NomeDoRecursoAki">    

troque o NomeDoRecursoAki para o nome do seu recurso!

Link to comment
acl novamente.
"Admin"> 
        "Moderator">
        "SuperModerator">
        "Admin">
        "RPC">
        "user.SeuNickAki"> 
        "resource.admin"> 
        "resource.webadmin"> 
        "resource.NomeDoRecursoAki">    

troque o NomeDoRecursoAki para o nome do seu recurso!

Eu fiz oque vc me falou, troquei pelo nome "LoginAvancado" que é o nome da pasta do resouce, mais nada aconteceu "dentro do servidor' ja no console ele mostra que carregou 201 resouces,antes eram 200.

Eu não devo alterar nada no meta?

Link to comment

Funcionou Perfeitamente amigo depois dessa explicação!! :)

Como eu poderia adicionar cores no gamemode,eu gostaria de colocar cores assim:

[info] Portão da PM aberto.

Eu achava que seria assim,mais me enganei:

outputChatBox("#FF8400["[Info]"]#FFFFFF["Portão PM Aberto."].",thePlayer) 

Aqui um dos comandos que vou trocar:

  
--========== PM 
--Carros 
local object = createObject(987,1592.4000244141,-1638.4200439453,12.5,0,0,180) 
function abrirportao() 
        moveObject(object,5000,1592.4000244141,-1638.4200439453,6) 
        outputChatBox("[info]Portão da PM Aberto.",thePlayer) 
end 
addCommandHandler("abrirpm2", abrirportao) 
    
function fecharPortao() 
         moveObject(object,5000,1592.4000244141,-1638.4200439453,12.5) 
         outputChatBox("[info]Portão da PM Fechado.",thePlayer) 
 end 
 addCommandHandler("fecharpm2", fecharPortao) 
  

@Edit

Graças a sua ajuda, o sistema de Login "BETA" está assim:

http://upload.crazzy.com.br/pictures/54 ... fc7659.png

Link to comment

tente isso

local object = createObject(987,1592.4000244141,-1638.4200439453,12.5,0,0,180) 
function abrirportao() 
        moveObject(object,5000,1592.4000244141,-1638.4200439453,6) 
        outputChatBox("#FF8400[info]#FFFFFFPortão PM Aberto.", thePlayer, 255, 255, 255, true) 
end 
addCommandHandler("abrirpm2", abrirportao) 
    
function fecharPortao() 
         moveObject(object,5000,1592.4000244141,-1638.4200439453,12.5) 
         outputChatBox("#FF8400[info]#FFFFFFPortão da PM Fechado.",thePlayer, 255, 255, 255, true) 
 end 
 addCommandHandler("fecharpm2", fecharPortao) 

Link to comment
  • Moderators

O código de GMorte tem um erro, thePlayer não está definido no parâmetro.

Tente isso:

  
--========== PM 
--Carros 
local object = createObject(987,1592.4000244141,-1638.4200439453,12.5,0,0,180) 
function abrirportao(sourcePlayer) 
        moveObject(object,5000,1592.4000244141,-1638.4200439453,6) 
        outputChatBox("#F70A0A[info]#FFFFFFPortão da PM Aberto.", sourcePlayer, 255, 255, 255, true) 
end 
addCommandHandler("abrirpm2", abrirportao) 
    
function fecharPortao(sourcePlayer) 
         moveObject(object,5000,1592.4000244141,-1638.4200439453,12.5) 
         outputChatBox("#F70A0A[info]#FFFFFFPortão da PM Fechado.", sourcePlayer, 255, 255, 255, true) 
 end 
 addCommandHandler("fecharpm2", fecharPortao) 
  

Link to comment

This outputs the specified text string to the chatbox. It can be specified as a message to certain player(s) or all players.</p>\n<p>It can optionally allow you to embed color changes into the string by setting the colorCoded boolean to true. This allows

bool outputChatBox ( string text [, element visibleTo=getRootElement(), int r=231, int g=217, int b=176, bool colorCoded=false ] ) 

seria a tonalidade r, g, b = red green blue.

acredito que seja assim mesmo pois para armazenar esses dados voce teria que salva-lo em uma tabela ou sistema ou então sql.

Link to comment
  • Moderators
Oque seriam esses "255,255,255" ??

OBS: Ambos os codigos funcionaram perfeitamente!

Agora uma pergunta, porque eu dando dinheiro ao meu personagem, ou fazendo algo, depois que deslogo ele não salva as informações?

São as cores, vermelha, verde, azul respectivamente. Elas serão usadas para definir a cor do texto no chatBox.

O outro código estará funcionando também, mas há o elemento player que não foi definido. O texto vai sair para todos os jogadores por padrão, e a cor também será padrão.

Tem um savesystem que requer direitos para dar kick no jogador quando ele sair da conta, certifique-se que você esteja usando ele e dê direitos para o recurso dar kick quando o jogador sair da conta.

Link to comment
Oque seriam esses "255,255,255" ??

OBS: Ambos os codigos funcionaram perfeitamente!

Agora uma pergunta, porque eu dando dinheiro ao meu personagem, ou fazendo algo, depois que deslogo ele não salva as informações?

São as cores, vermelha, verde, azul respectivamente. Elas serão usadas para definir a cor do texto no chatBox.

O outro código estará funcionando também, mas há o elemento player que não foi definido. O texto vai sair para todos os jogadores por padrão, e a cor também será padrão.

Tem um savesystem que requer direitos para dar kick no jogador quando ele sair da conta, certifique-se que você esteja usando ele e dê direitos para o recurso dar kick quando o jogador sair da conta.

Entendo,mais,na mta-wiki tem algo relacionado a sistema de salvamento de dados dos players,contas,organizaçoes?

Que nao seja mysql,rs.

Link to comment
setAccountData 

getAccountData 

com essas funções voce pode salvar dados e recuperar dados!

toJSON 

fromJSON 

Entendi, é que tipo, eu tow fazendo assim:

O cara chega no local e assim que ele chega la abre um menu onde pergunta "Você deseja ser da Policia Militar"?? ai ele responde "Sim" ou "não"

Se responder SIM = Ele fica sendo da organização Policia Militar.

Se responder NÃO = O menu fecha.

Só que tow enfrentando uns poblemas...

Tipo, para mexer com coordenada, no samp bastava eu criar a marca ou pickup e colocar:

if(PlayerToPoint(8.0, i, -361.9028,-2062.0503,28.4692) 

Onde o 8.0 é a distancia, o I é o playerID e os numeros são as coordenadas x,y,z.

Então, em .LUA oque substitui isso?

Link to comment

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...