Jump to content

triggerClientEvent


Recommended Posts

ola, hoje estou aqui para tentar ajudar em um tutorial simples usando "triggerClientEvent" espero que entendam. se tiver erros por favor me corrigir!

LADO DO CLIENT

addEvent ( "MeuEvento", true ) -- aqui criamos um evento, aseguir o manipulado de evento e a função. 
addEventHandler ( "MeuEvento", root, 
    function ( ) 
playSound("som.mp3") -- som é o nome do nosso som, .mp3 é o formato do som 
    end 
) 

LADO DO SERVER

function meuteste() 
triggerClientEvent ( "MeuEvento", root ) 
end 
addCommandHandler ( "teste", meuteste ) 
  
--[[ triggerClientEvent "chama" um evento do lado do client, no nosso caso o evento que criamos é "chamado" pelo server 
addCommandHandler é ativado quando digitamos algum comando com "/" nosso caso /teste depois de digitarmos tal comando uma função é "chamada", 
 o nome da nossa função é meuteste]]-- 
  
 -- resumindo quando digitarmos o comando teste nossa função ativara um evento que criara um som! 

Link to comment
  • Moderators

Na função para criar um evento customizado (addEvent), o segundo argumento, que no caso está definido como true, é para permitir que este evento [ou event] seja chamado remotamente com as funções triggerClientEvent e triggerServerEvent.

Se este não for definido, ficará como false por padrão, ou se definido como false não poderá ser chamado remotamente com as funções citadas acima.

Faltou também, exemplos de funções com parâmetro(s) a ser definido com triggerClientEvent/triggerServerEvent.

Tutorial pouco aprofundado, com falta de complementação. Mas a iniciativa foi boa.

Link to comment

Se aprofunde mais neste tutorial, em minha opinião você apenas criou um pequeno trecho de script com um desenvolvimento minimo, seria bem legar se você fazer o tutorial utilizando o triggerClientEvent/triggerServerEvent e sem falar do triggerEvent que serve para chamar um evento do mesmo lado.

Faça das palavras de DNL as minhas.

Link to comment
  • 1 month later...
ola, hoje estou aqui para tentar ajudar em um tutorial simples usando "triggerClientEvent" espero que entendam. se tiver erros por favor me corrigir!

LADO DO CLIENT

addEvent ( "MeuEvento", true ) -- aqui criamos um evento, aseguir o manipulado de evento e a função. 
addEventHandler ( "MeuEvento", root, 
    function ( ) 
playSound("som.mp3") -- som é o nome do nosso som, .mp3 é o formato do som 
    end 
) 

LADO DO SERVER

function meuteste() 
triggerClientEvent ( "MeuEvento", root ) 
end 
addCommandHandler ( "teste", meuteste ) 
  
--[[ triggerClientEvent "chama" um evento do lado do client, no nosso caso o evento que criamos é "chamado" pelo server 
addCommandHandler é ativado quando digitamos algum comando com "/" nosso caso /teste depois de digitarmos tal comando uma função é "chamada", 
 o nome da nossa função é meuteste]]-- 
  
 -- resumindo quando digitarmos o comando teste nossa função ativara um evento que criara um som! 

bool triggerClientEvent ( [element sendTo=getRootElement()], string name, element theElement, [arguments...] ) 

function meuteste() 
triggerClientEvent ( root,"MeuEvento", root ) 
end 
addCommandHandler ( "teste", meuteste ) 
  
--[[ triggerClientEvent "chama" um evento do lado do client, no nosso caso o evento que criamos é "chamado" pelo server 
addCommandHandler é ativado quando digitamos algum comando com "/" nosso caso /teste depois de digitarmos tal comando uma função é "chamada", 
 o nome da nossa função é meuteste]]-- 
  
 -- resumindo quando digitarmos o comando teste nossa função ativara um evento que criara um som! 

Link to comment

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...