Jump to content

Usando cores nos textos dos elementos GUI


Recommended Posts

Introdução

Estava eu criando um resource novo quando precisei criar um Memo. Até aí tudo bem, afinal, o uso da função guiCreateMemo() é bastante simples. No entanto, por um instante pensei em mudar a cor do texto presente neste Memo, onde surgiu-me a dúvida: como proceder?

Fui em busca pelo Fórum e, após usar a barra de pesquisa e não encontrar nenhum resultado, optei por perguntar. Foi quando o usuário SolidSnake me orientou sobre o uso da função guiSetProperty()

Após ir à Wiki e pesquisar pela sintaxe da função, encontrei:

bool guiSetProperty ( element guiElement, string property, string value ) 

Bom, o elemento (guiElement) eu tinha, claro. Porém precisava descobrir qual propriedade (argumento "property") eu precisaria usar para efetuar a alteração das cores. Segui então para este link, onde encontrei a propriedade NormalTextColour (categoria "Editbox"). Sendo assim, retornei à função:

guiSetProperty( myGuiElement, "NormalTextColour", string value) 

Agora eis a questão: o que inserir no argumento "value"? Afinal, ele exige uma string, mas estamos acostumados a inserir cores usando três argumentos (r, g, b, referentes às cores RGB). Sendo assim, usamos então a função tocolor(r, g, b), onde nos é retornado uma string contendo o nome da cor (ou uma cor mais aproximada). Logo, apenas completei a função:

guiSetProperty( myGuiElement, "NormalTextColour", tocolor(255, 0, 0) ) --Usei a cor "vermelha para exemplo"  

Finalizando

Como podem ver, o uso é simples. Vocês também podem alterar outras propriedades, pesquisando-as no link citado anteriormente ou simplesmente clicando aqui

-------------------------

Qualquer dúvida ou sugestão, use este mesmo tópico para tal. =)

@Autor: Stanley Sathler

@Agradecimentos: SolidSnake, por apresentar a função e me orientar nos passos iniciais

Link to comment

Interessante seu Tópico mas me restaram algumas duvidas, quando você se refere a função guiSetProperty() você fala que ela é um auxiliar ou um complementador e você cita o um exemplo com ligação com a função guiCreateMemo(), seria propriamente dito somente para a função guiCreateMemo ou a função guiSetProperty também age em conjunto com a função guiCreateLabel?

Se não servir de conjunto seria bom você acrescentar neste tópico alguma nota sobre a função guiCreateLabel em relação a guiSetProperty.

Link to comment

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...