Jump to content

Math.random como usar?


Recommended Posts

Estou em aprendizagem em lua, e estou com uma dificuldade em usar o math random, 
Minha ideia era de que o sistema escolhesse alguma alternativa e apresentasse no chat, de acordo com essa alternativa o player ganharia uma recompensa. pesquisei em diversos forums mas não encontrei oque precisava . Alguem pode me ajudar?

Link to comment

é bem simples de usar, exemplo math.random(min, max).
min = valor minimo
max = valor máximo

Vai gerar um numero aleatório dentro da margem que você botou exemplo:

 

local random = math.random(1, 3) --vai gerar um valor entre 1 e 3 (1, 2 ou 3)

print(random)

 

Link to comment
  • Other Languages Moderators

Mais detalhes:

O math.random é uma função nativa da linguagem Lua que gera um número aleatório obedecendo aos parâmetros que você configurar nele.

  • Se você usar math.random () sem argumentos, ele vai gerar um valor real entre 0 e 1. (0, 0.0484, 0.52, 0.9999) mas nunca vai gerar 1. Seu intervalo é [0,1)
  • Se você usar math.random (5) ele vai gerar um valor inteiro entre 1 e 5. (1, 2, 3, 4 ou 5).
  • Se você usar math.random (-3, 2) ele vai gerar um valor inteiro entre -3 e 2. (-3, -2, -1, 0, 1, 2).
  • Usando número real nos parâmetros vai gerar erro. A única forma de gerar números reais é no primeiro exemplo. Os dois parâmetros, se declarados, precisam ser inteiros, podendo ser negativos.
Link to comment
  • 2 weeks later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...