Jump to content

dxDrawImageSection - Mini Tutorial


Recommended Posts

dxDrawImageSection
Para quem tem dúvidas sobre o dxDrawImageSection, leia esse mini tutorial! (Espero que ajude algum desenvolvedor) 

Argumentos Obrigatórios:

1º PosX da sua Imagem
2º PosY da sua Imagem
3º Largura da sua Imagem
4º Altura da sua Imagem
5º Posição absoluta do canto superior esquerdo (não entendi muito bem isso)
6º Posição absoluta do canto superior esquerdo (não entendi muito bem isso)
7º Largura da sua Imagem
8º Altura da sua Imagem
9º O caminho de sua imagem

 

Como utilizar?
Para utilizar, veja os exemplos abaixo! (Eu vou fazer como se fosse em uma hud, para ficar mais fácil)
 

local screenW, screenH = guiGetScreenSize()
local x, y = (screenW/1360), (screenH/768)
            
function onHudPanel()
    dxDrawImageSection(x * 800, y * 400, x * 400 * (math.floor(getElementHealth(localPlayer)/100)), y * 80, 0, 0, x * 400 * (math.floor(getElementHealth(localPlayer)/100)), y * 80, "assets/imgs/progress_health.png", 0, 0, 0, tocolor(255, 255, 255, 255), false)
            
    --[[
        Acima, o código vai renderizar a imagem em horizontal! Para colocar em vertical, é só mudar o "* (math.floor(getElementHealth(localPlayer)/100))" para a altura da imagem (4º e 8º argumento do código)! 
    --]]
end

 

OBs: A função "math.floor" retorna um número inteiro (ele arredonda o valor passado para baixo) | Exemplo:

local numero = 34.3434453452345
print(math.floor(numero))

Resultado: 34


Caso haja dúvidas, me chame no Discord ou em meu Privado do fórum!

Edited by Lord Henry
Pequena correção no texto da explicação do math.floor
  • Confused 2
Link to comment
  • 3 weeks later...

eu acho que para um tutorial, seria melhor você ter pelo menos 80% de conhecimento do assunto, desculpa a sinceridade! :D, mas pensa comigo se tem coisas que você não entende como nós vamos entender? Fiquei confuso agora!

  • Thanks 1
Link to comment
  • Other Languages Moderators
  1. Já que vc está traduzindo, troque Width por larguraHeight por altura. Geralmente os novatos não entendem inglês e não sabem oq significam.
  2. É mais fácil usar posição e tamanho fixos para facilitar o entendimento. Se vc usa posição e escala relativas, como no seu exemplo, o novato precisará saber mais de matemática para entender como funciona.
  3. O jeito que vc usou o guiGetScreenSize é mais confuso para novatos, pois a maioria não entende de tabelas ainda. Prefira o uso padrão nos tutoriais, que seria usando duas variáveis.
    local screenX, screenY = guiGetScreenSize()
  4. Novatos podem não entender o uso do math.floor, então você deve explicar seu uso ou não usá-lo no tutorial.
  5. Sim, é necessário ter total domínio do assunto para fazer um tutorial. É válido o seu objetivo de ajudar, por isso estamos dando este feedback para que melhore. Você pode ainda editar o tópico se quiser.
  • Thanks 1
Link to comment
On 26/05/2021 at 14:20, HiroShi said:

eu acho que para um tutorial, seria melhor você ter pelo menos 80% de conhecimento do assunto, desculpa a sinceridade! :D, mas pensa comigo se tem coisas que você não entende como nós vamos entender? Fiquei confuso agora!

Obrigado pela crítica, irei estudar mais sobre o assunto antes de fazer algum post no fórum! :D

1 hour ago, Lord Henry said:
  1. Já que vc está traduzindo, troque Width por larguraHeight por altura. Geralmente os novatos não entendem inglês e não sabem oq significam.
  2. É mais fácil usar posição e tamanho fixos para facilitar o entendimento. Se vc usa posição e escala relativas, como no seu exemplo, o novato precisará saber mais de matemática para entender como funciona.
  3. O jeito que vc usou o guiGetScreenSize é mais confuso para novatos, pois a maioria não entende de tabelas ainda. Prefira o uso padrão nos tutoriais, que seria usando duas variáveis.
    
    local screenX, screenY = guiGetScreenSize()
  4. Novatos podem não entender o uso do math.floor, então você deve explicar seu uso ou não usá-lo no tutorial.
  5. Sim, é necessário ter total domínio do assunto para fazer um tutorial. É válido o seu objetivo de ajudar, por isso estamos dando este feedback para que melhore. Você pode ainda editar o tópico se quiser.

Obrigado pela crítica, eu já fiz as alterações no meu post! :D

Link to comment

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...