Jump to content

Ajuda MySQL


Recommended Posts

Olá, gostaria de saber se há alguma  forma de substituir o MySQL por outro recurso.

Quase sempre vejo alguns ''scripters'' que pegam algum script com MySQL  removem e postam dizendo que foram eles quem fizeram, sempre fiquei me perguntando como eles faziam, por isso a pergunta, espero que possa me ajudar desculpe se fiz algo de errado ou utilizei algum recurso de maneira inadequada nesta publicação :)

Link to comment
  • Other Languages Moderators

Depende do motivo do script estar com MySQL. As vezes não é necessário ter um banco de dados, salvar na conta dos jogadores já seria o suficiente.

Mas para casos onde realmente é necessário ter um banco de dados, você pode trocar por SQLite.

  • Thanks 1
Link to comment
  • 4 months later...
  • 2 months later...

MySQL é utilizado por ser um dos mais populares sistemas de gerenciamento de banco de dados, a maioria de scripts que utilizam MySQL é por se tratar de algo mais complexo e que exige o salvamento e o gerenciamento de mais de uma informação, para quem desenvolve é mais pratico e rápido, gerenciar dados por exemplo pelo phpMyAdmin por ter interface gráfica fica mais fácil e mais simples gerenciar dados, é possível substituir o MySQL por SQLIte ou até outras variações que aceitam SQL, contudo para fazer isso requer conhecimento básico da linguagem, o que torna mais fácil se familiarizar e aprender sobre Banco de Dados, SQL, LUA do que tentar converter algum script complexo para outro tipo de banco de dados.

Exemplo do membro que citou um inventario, vou dar um pequeno exemplo da importância (ou não) de utilizar MySQL, algumas pessoas já estão familiarizadas com algum tipo de banco e consegue desenvolver seus projetos com mais facilidade com certa linguagem ou sistema, cabe a você aprender uma delas, não existe formula magica, é sentar e aprender, não existe programa que você vai instalar e vai fazer tudo para você.

Colocando em nota o que geralmente compõe um inventario:

Itens, Quantidade, Valor, Slots, ID, Craft

Ao criar um item por exemplo uma maça, digamos que essas informações ficam salva no Banco de Dados:

ID da maça, Quantidade de Maça, Player que tem a maça, Posição que ele esta no inventario, Indicativo se esta na ActionBar ou não, Se ela esta em cofres ou mochilas, entre varias outras informações que são necessárias ser salvas para o Inventario funcionar bem.

Com MySQL e utilizando o phpMyAdmin, com poucos cliques você tem todas essas informações, podendo gerenciar elas de várias formas, imediatamente sem muitas complicações. Mais você não entende sobre MySQL e acha só porque é algo paralelo ao MTA é mais complicado e exige demais, ai vê que SQLIte é o banco de dados utilizado pelo MTA e por ser apenas uma arquivo que fica em uma pasta passa a impressão de mais simples e fácil, claramente é mais fácil e simples porem para scripts que necessitam do salvamento e trafego de dados continuo não é tão eficiente quanto ao MySQL, toda alteração você tem que ir no arquivo abrir editar salvar reiniciar o script ou o banco de dados.
 

Enfim eu prefiro em 90% dos casos utilizar MySQL em scripts mais complexos, você tem bem mais liberdade e possibilidades, contudo se seu objetivo só são scripts básicos que não exigem o trafego de dados entre outros scripts, não tem necessidade de buscar complexidade se o SQLite fornece praticidade e eficiência para scripts mais simples. Quem converte inventários MySQL para SQL pode até funcionar, mais na maioria das vezes vira uma gambiarra sem fim, metade das funcionalidades tem que serem deixadas de lado pois envolve outros scripts e acaba tornando seu projeto refém apenas do inventario, deixando bem difícil e complexo convergir outros scripts com o servidor.

 

Pra quem não vai ler tudo isso eu resumo tudo assim. Se for converter algo do MySQL tem que ser tudo, se não continue usando MySQL que é mais pratico.


MySQL > Para projetos quem envolvem a relação entre vários scripts entre si e o gerenciamento de dados é recorrente e necessário. 

SQLite > Projetos simples que não convergem com outros scripts.

Link to comment

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...