Jump to content

[Dúvida]


Recommended Posts

Olá a todos, sou novo aqui, assim como também sou novo com Lua e MTA, venho diretamente de outras linguagens de programação e jogos que eu desenvolvia online.
A minha dúvida é sobre um funcionamento específico, cujo ainda não entendi como aplicar, usando como base a linguagem Pawn, utilizada no SAMP, descreve-se o seguinte:

Vou criar um sistema de admins, para isso basta criar uma Array, e como lá, tudo depende do ID do jogador, usaria apenas este acesso, e algum valor para definir algo, por exemplo:
Cargo[ID DO JOGADOR] = 3, com isso era possível associar valores a jogadores específicos.

Porém, claramente no MTA é diferente, não estou querendo comparar os dois nem nada, apenas entender como funciona tal esquema aqui.
Lendo através de alguns tópicos, descobri que existe o getElementData e o setElementData, o problema é que não entendi como funciona exatamente (mesmo lendo a Wiki), vamos supor que eu queira um sistema de cargo, como mencionado acima, como deveria ser feito?

Não quero códigos prontos nem nada, apenas uma explicação e uma direção de como deve ser feito corretamente no MTA usando Lua, porque no momento estou perdido neste fator.

Link to comment
23 minutes ago, iPollo said:

descobri que existe o getElementData e o setElementData, o problema é que não entendi como funciona exatamente (mesmo lendo a Wiki), vamos supor que eu queira um sistema de cargo, como mencionado acima, como deveria ser feito?

elementData é um "banco de dados"  temporário.
se caso queira criar um sistema com um salvamento mais seguro. pode usar
 

setAccountData
getAccountData


claramente que existem outros "Bancos" como SQLite e MySQL

  • Thanks 1
Link to comment
2 hours ago, iPollo said:

vamos supor que eu queira um sistema de cargo, como mencionado acima, como deveria ser feito?

Bom, caso você queira compartilhar essa informação para diversos mods você usa o elementData, caso for usar as informações apenas no mesmo mod, recomendo usar tabela. Nesse seu sistema eu suponho que vá querer que seja compartilhado, então vou explicar como funciona o elementData.

Você vai usar o setElementData para setar o valor no jogador.

No primeiro argumento vai o elemento do jogador, no segundo o nome da key, e no terceiro o valor.


Exemplo:

setElementData(source, "Equipe", "Administrador")

Agora o jogador está setado como "Administrador" na "Equipe"

 

Para utilizar:

getElementData(source, "Equipe")

--	Exemplo de uso:
outputChatBox(""..getElementData(source, "Equipe"))

--Vai retornar: Administrador

 

 

Não sei se deu para entender, mas qualquer dúvida só comentar aqui.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
1 hour ago, Tommy. said:

Bom, caso você queira compartilhar essa informação para diversos mods você usa o elementData, caso for usar as informações apenas no mesmo mod, recomendo usar tabela. Nesse seu sistema eu suponho que vá querer que seja compartilhado, então vou explicar como funciona o elementData.

Você vai usar o setElementData para setar o valor no jogador.

No primeiro argumento vai o elemento do jogador, no segundo o nome da key, e no terceiro o valor.


Exemplo:


setElementData(source, "Equipe", "Administrador")

Agora o jogador está setado como "Administrador" na "Equipe"

 

Para utilizar:


getElementData(source, "Equipe")

--	Exemplo de uso:
outputChatBox(""..getElementData(source, "Equipe"))

--Vai retornar: Administrador

 

 

Não sei se deu para entender, mas qualquer dúvida só comentar aqui.

Entendi sim, muito obrigado.

Link to comment

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...