Sign in to follow this  
.Dev

[CURSO] Básico de Lua 01

Recommended Posts

Eai pessoal tudo bom? Eu percebi que muitas das duvidas que o pessoal posta aqui no fórum e também na comunidade, são duvidas muito simples, principalmente com erros de logica, ou mau uso dos recursos da linguagem. Então decidi desenvolver um curso básico para auxiliar quem está começando, nesse curso básico vou abordar os seguintes assuntos:

• Lógica de Programação & Algoritmo;
  • Condicionais & Variáveis (Básico);
  • Sintaxe & Indentação;
  • Boas Praticas de Programação;
  • Como usar a Wiki;
  • Funções();
  • Tabelas (Arrays);
  • Scripts voltado ao MTA;
  • Exercícios.

Antes que venham falar "Quem é você para fazer um curso?", vou me apresentar:

Eu me chamo Marcelo, trabalho com programação a cerca de 7 anos, já trabalhei com desenvolvimento, back-end e front-end. Atualmente eu trabalho na área de SI (Segurança da Informação) prestando serviço como pentester e consultor a uma empresa. Comecei a me envolver com Lua, por que joguei MTA por muito tempo, e percebi que a maioria dos servidores não atendia as minhas expectativas, então junto com um amigo, decidimos criar um novo servidor, o New Dream's Roleplay. Mas como o assunto aqui é o Tutorial, vou me ater apenas a ele, e deixo para falar do servidor outra hora.

Lógica de Programação & Algoritmo 

Para deixar bem claro, vou usar as minhas definições das palavras durante o curso, porque acredito ser mais didática dessa forma.

Antes de mais nada vamos deixar bem claro algumas coisas:

Programação é lógica, a linguagem e etc, são apenas ferramentas para organizar e dar sentido a essa lógica. Portanto se você dominar a lógica de programação, poderá aplicar ela a qualquer linguagem. Tendo isso em mente, a aplicação da lógica podemos chamar de algoritmo. O Algoritmo por sua vez é uma sequencia de instruções, para a execução de uma tarefa. Claro que levando em consideração que o algoritmo conta com verificações, iterações e etc.

Pois bem eu acredito que lógica só se aprenda fazendo, então vamos com alguns exemplos:

Para facilitar a vida de alguns de vocês na compreensão, vou utilizar o Portugol como "linguagem" nesses exemplos, e recomendo que usem também nos exercícios.
Para acessar o Portugol utilizem o link: http://lite.acad.univali.br/portugol/.

Vamos começar pelo código mais repetido do mundo o "Olá Mundo"

algoritmo OlaMundo; -- Aqui nos definimos o nome do Algoritmo

inicio 			-- Aqui damos inicio ao mesmo
imprima("Olá, Mundo!"); -- Aqui solicitamos que o Computador imprima a frase "Olá, Mundo!"
fim 			-- Aqui encerramos

Como podem reparar, toda a formação obedece uma lógica simples, você define, inicia, executa e encerra. Para termos um exemplo mais lúdico, vou usar linguagem padrão e descrever a seguinte situação:

•  Acordar e sair para o trabalho.

01. Abrir os olhos;
02. Olhar o relógio;
03. Levantar da cama;
04. Ir ao banheiro;
05. Sair do quarto, e ir a cozinha;
06. Preparar o café da manha;
07. Sentar a mesa;
08. Comer o café da manha;
09. Lavar a louça do café da manha;
10. voltar ao quarto;
11. Vestir a roupa
12. Sair do Apartamento;
13. Descer o elevador;
14. Entrar no carro;
15. Ir ao trabalho.

O exemplo acima é um algoritmo em linguagem padrão, quero que vocês percebam como ele utiliza uma sequencia lógica para executar uma tarefa. Agora, mais a frente iremos ver condicionais e verificações, mas já quero apresentar uma introdução sobre a mesma, nesse exemplo a cima, vamos adicionar uma verificação básica ali em cima na linha 02

01. Abrir os olhos;
02. Olhar o relógio CASO o relógio marque = 6:30  ENTÂO Faça a linha 03. CASO CONTRARIO espere até dar 06:30;
03. Levantar da cama;
...

Nesse exemplo colocamos uma verificação simples, caso o horário seja o qual nos queremos, então vamos continuar com o algoritmo, isso é uma condição verdadeira ou falsa, e uma condição única, poderíamos adicionar outra condições por exemplo:

01. Abrir os olhos;
02. Olhar o relógio CASO o relógio marque = 6:30 && NÂO SEJA sabado OU domingo ENTÂO Faça a linha 03;
03. Levantar da cama;
...

Aqui estamos adicionando outra verificação, e ambas precisam ser verdadeiras para que a sequencia se complete.

Com esses exemplos em mente, vou deixar alguns exercícios para vocês, podem fazer tanto em linguagem padrão como em portugol (recomendo mais o portugol).

1. Acordar e ir ao trabalho;
2. Lavar o carro;
3. Um robô que pegue caixas;
4. Planejar uma viagem;
5. Jogar um jogo.

Caso queiram, podem postar o código nesse tópico, e caso tenham alguma duvida, deixem logo a baixo. Só lembrando ao pessoal que já entende do assunto, ou pelo menos sabe o básico, vamos ajudar quem ta começando, todo mundo começou sem saber quase nada.

Parte 02: 

Edited by .Dev
  • Like 5
  • Thanks 2