Sign in to follow this  
.Dev

[CURSO] Básico de Lua 01

Recommended Posts

Eai pessoal tudo bom? Eu percebi que muitas das duvidas que o pessoal posta aqui no fórum e também na comunidade, são duvidas muito simples, principalmente com erros de logica, ou mau uso dos recursos da linguagem. Então decidi desenvolver um curso básico para auxiliar quem está começando, nesse curso básico vou abordar os seguintes assuntos:

• Lógica de Programação & Algoritmo;
  • Condicionais & Variáveis (Básico);
  • Sintaxe & Indentação;
  • Boas Praticas de Programação;
  • Como usar a Wiki;
  • Funções();
  • Tabelas (Arrays);
  • Scripts voltado ao MTA;
  • Exercícios.

Antes que venham falar "Quem é você para fazer um curso?", vou me apresentar:

Eu me chamo Marcelo, trabalho com programação a cerca de 7 anos, já trabalhei com desenvolvimento, back-end e front-end. Atualmente eu trabalho na área de SI (Segurança da Informação) prestando serviço como pentester e consultor a uma empresa. Comecei a me envolver com Lua, por que joguei MTA por muito tempo, e percebi que a maioria dos servidores não atendia as minhas expectativas, então junto com um amigo, decidimos criar um novo servidor, o New Dream's Roleplay. Mas como o assunto aqui é o Tutorial, vou me ater apenas a ele, e deixo para falar do servidor outra hora.

Lógica de Programação & Algoritmo 

Para deixar bem claro, vou usar as minhas definições das palavras durante o curso, porque acredito ser mais didática dessa forma.

Antes de mais nada vamos deixar bem claro algumas coisas:

Programação é lógica, a linguagem e etc, são apenas ferramentas para organizar e dar sentido a essa lógica. Portanto se você dominar a lógica de programação, poderá aplicar ela a qualquer linguagem. Tendo isso em mente, a aplicação da lógica podemos chamar de algoritmo. O Algoritmo por sua vez é uma sequencia de instruções, para a execução de uma tarefa. Claro que levando em consideração que o algoritmo conta com verificações, iterações e etc.