Jump to content

Salve Guy's


Recommended Posts

  • Moderators

1 - Para começar exige um conhecimento em programação caso contrário você vai ter muita dificuldade.

Se você já entende um pouco sim, são links úteis, embora o recomendado seja você estudar as sintaxes da linguagem antes pois nada adianta você memorizar as funções e não saber utilizá-las.

Se ainda não viu, leia este tópico:

A segunda pergunta não ficou clara, o que você quis dizer com "viver de scripts" ?

Link to comment

tipo assim, se eu começar a estudar python ou C# ja terei uma noção basica de como programar?

"viver de scripts" quis dizer assim se tem como viver disso, como um trabalho com uma renda extra sla XD

Edited by Osahiro
Link to comment
  • Moderators

Sim dá pra ter um ganho vendendo scripts.

Sim, entre essas Python é a melhor para começar, acho até que seria o equivalente a você estudar Lua. Dominando Lua a um nível mais avançado você pode aprender qualquer outra linguagem.

Link to comment

Como o DNL já mencionou é possível sim porém isso exige muito conhecimento até porque você vai ter clientes se acontecer algum problema eles vão pedir suporte isso é extremamente importante você dar um suporte muito rápido aos seus clientes, pois é assim que eles vão trazer mais clientes pra você, agora imagina se você fizer um sistema de qualquer jeito todo bugado código todo mal feito e vender pro cara e ele achar algum bug e vim te procurar e você não saber corrigir e não responder ele? logicamente ele vai falar pra todo mundo que você é caloteiro e tudo mais, isso estraga sua fama e você não vai conseguir vender + nada.

Agora se fizer tudo certinho dar suporte, atender bem com respeito os clientes da pra ganhar um bom dinheiro sim, mas antes você precisa de muito conhecimento pra pensar em ganhar algum dinheiro com o MTA.

 

7 minutes ago, Osahiro said:

para quem nunca programou na vida, lua é uma boa para alguem como eu?

Lua é mais simples de você entender, e se seu intuito é realmente ficar pelo MTA aconselho começar por lua, agora se você quer ganhar + dinheiro aconselho você começar estudar php/html, pois o número de clientes que necessitam de websites é muito maior que  donos de servidores que precisam de resources compradas.

Link to comment
  • Moderators

Pra quem nunca programou o primeiro passo é estudar lógica da programação, algoritmos e treinar alguns exemplos para iniciantes. Se seu foco é o MTA, Lua é a melhor linguagem, tendo uma experiência longa você também irá aprender sobre banco de dados e um pouco de algumas linguagens, como talvez criar algum projeto front-end, ex: um site básico, fazer integração com o servidor.

Lembrando que Python e Lua não tem muita diferença, e Lua dentro do MTA provavelmente será bem mais em conta pra você.

Edited by DNL291
Link to comment
  • Other Languages Moderators

Olá, vou deixar minha opinião também, apesar do atraso.

On 31/05/2019 at 06:42, Osahiro said:

glr, seguinte tenho 2 duvidas

#1 esses 2 sites sao bons para começar a aprender lua?

http://www.lua.org/manual/5.2/pt/

https://wiki.multitheftauto.com/wiki/PT-BR/Introdução_ao_Scripting

#2 da para viver de scripts, gamemodes, etc....???

  1. Os sites são bons, oficiais e confiáveis.
    1. O primeiro link está na versão errada. O MTA usa a versão LUA 5.1 e não a 5.2 que vc está lendo. Esse primeiro site é mais voltado para a linguagem LUA pura (vale lembrar que LUA é uma linguagem de programação inventada por brasileiros \O/ por isso que eles disponibilizam o manual em português). Muitas coisas dali vc usa no MTA, principalmente as funções matemáticas, as funções de manipulação de tabelas e as funções de manipulação de strings (cadeias de caracteres). Vale lembrar que para entender o que está escrito lá, vc já deve ter conhecimento avançado com lógica de programação (ou algoritmos computacionais). Caso ainda seja novato nesse assunto, recomendo estas videoaulas no YouTube sobre Algoritmos.
    2. O segundo link é a Wiki do MTA. Existem algumas páginas em português mas a maioria é em inglês, então sem inglês não rola de entender a Wiki e muito menos usando tradutor. Sem inglês vc não consegue nada no ramo da tecnologia, simples assim. Esse site é mais voltado para as funções nativas do MTA (como CreateVehicle por exemplo) e também algumas funções úteis inventadas pelos usuários para facilitar nossas vidas (como por exemplo DxDrawBorderedText). A vantagem da Wiki é que ela também mostra exemplos prontos das funções em uso. Sendo assim vc consegue entender perfeitamente o que cada função faz e como usá-las.
Edited by Lord Henry
Mandei antes do tempo, pera ae.
  • Like 1
Link to comment
  • Other Languages Moderators
  1.  
  2. Sobre viver de scripts... Depende o quanto de renda vc considera o suficiente para viver. Também depende do seu nível de conhecimento, para conseguir criar vários tipos de resources diferentes, com mais qualidade e que funcionem sem problemas. Outra variável a ser levada em consideração é sua rede de clientes e quantos serviços simultâneos vc é capaz de fazer ao mesmo tempo, sem abandonar os clientes já existentes. Tudo é um grande DEPENDE. Na minha opinião, não dá pra viver de scripts. Pelo menos não como renda única. Levando em conta a situação financeira do país atualmente, etc. e também o fato de que o MTA não vai existir para sempre, sabemos que o auge do MTA já passou, a comunidade está cada vez mais migrando para os jogos mais novos. Enfim, é minha opinião levando em conta esses fatores.
44 minutes ago, Osahiro said:

uma pergunta: quantas horas por dia devo estudar? será que 1 a 3 horas é suficiente?

O máximo que vc puder sem se cansar demais. Faça um teste, comece estudando menos horas e nas semanas seguintes vc aumenta o tempo. Quando vc perceber que a partir de certo ponto vc fica cansado demais para aprender, dai vc mantém aquela quantidade limite de horas. Varia de pessoa pra pessoa.

  • Like 1
Link to comment
  • Moderators
14 hours ago, Osahiro said:

uma pergunta: quantas horas por dia devo estudar? será que 1 a 3 horas é suficiente?

Quantas horas você estuda por dia não tem muita relevância, é uma questão pessoal: se você é alguém que gosta mais de estudar em vez de diversão/entretenimento creio que terá mais interesse para gastar mais tempo aprendendo, senão, nem vale a pena forçar a barra visto que o importante é você assimilar as coisas.

Então o que realmente importa é: você conseguir entender tudo aquilo que estudar, e, de forma alguma estudar corrido sem entender por completo. Outra coisa, algo vital pra quem está estudando é ao mesmo tempo colocar em prática, não fique só na teoria. Entrar em pequenos projetos também te ajudará no progresso e o projeto em si pode te motivar a buscar mais conhecimento e aprender novas coisas.

Link to comment

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...